Equipamento Educativo Extracurricular de Apoio à Criança, ao Campo e ao Meio Ambiente
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
PUC Campinas
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
A ideia de projetar um equipamento educativo também surgiu a partir das carências e necessidades levantadas no urbano. Mostrou-se necessário a implantação de equipamentos educacionais no território que aliassem tanto as necessidades ambientais, como educacionais.
Pensando assim, este projeto pretende proporcionar vivências a fim de construir uma educação verde, baseada no próprio território, reestabelecendo o contato e cuidado com a natureza, desde os primórdios da educação infantil. Busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental.
O Equipamento funciona tanto como guardião do ambiente, como das crianças, que já marginalizadas pela sociedade, podem cair em más companhias. Dessa forma atende as crianças em período não escolar formal, mantendo-as em desenvolvimento de atividades, permitindo que aprendam com o próprio território e fora das ruas.
Visa atender em média 60 crianças, turmas de 30 alunos por atividade em média.
A democratização do espaço externo permite a livre circulação da comunidade dentro do projeto, sendo totalmente permeável nos dois sentidos, oferecendo e estimulando a participação.
O projeto Educar Entre Jardins, é um equipamento educativo extracurricular de apoio à criança, ao campo e ao meio ambiente.
Conforme foi apresentado em projeto urbano, o projeto está localizado dentro do bairro Jardim Vera Cruz, na cidade de São Paulo, em área de preservação ambiental, próximo à uma das maiores represas da cidade, a Represa Guarapiranga.
No desenvolvimento das diretrizes ambientais do projeto urbano, após estudos, surgiu a necessidade de um primeiro gesto para proteção desta área já imensamente degradada, a delimitação de um cinturão verde, ou seja, uma linha guardiã de 100m a partir da orla, onde nada pode ser desmatado ou construído, que se estende por todo o leito da represa.
Pensando em alternativas para barrar a ocupação próxima a orla, foram propostos equipamentos guardiões, comunidades rurais e destinação de terrenos à infraestrututras alternativas.
Respeitando estes princípios urbanísticos ambientais, o território do projeto educar entre jardins, surge como resultado do cinturão verde e da faixa de contenção da urbanização, exercendo papel de equipamento guardião do território, tendo a obrigação de proteger, fazer a manutenção e regeneração ambiental dos ecossistemas existentes em seu entorno.
Ou seja, o território cede o lugar, porém, em troca, o equipamento protege o mesmo.
Assim, o projeto está inserido em área de mananciais, como equipamento guardião, ao lado das wetlands, em conexão com o Clube Esportivo Náutico da Guarapiranga.


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - PUC Campinas
Trabalho Final de Graduação - TFG
Autora: Kaena Dega Justo
Orientadora: Vera Luz
Periodo do curso de Arquitetura e Urbanismo: 10º semestre